terça-feira, 19 de abril de 2011

PREAMAR TEATRAL: arte, formação e cidadania nas escolas públicas das ilhas de Belém

O que é o Projeto Preamar Teatral?


O Projeto Preamar Teatral é um projeto de extensão da Universidade Federal do Pará - UFPa, que desenvolve ações para o ensino de metodologias teatrais nas escolas ribeirinhas do município de Belém visando potencializar as concepções pedagógicas dos professores  a partir da linguagem teatral.

A articulação entre Escola de Teatro e Dança da UFPA e escolas públicas das ilhas de Belém , mediada pelo fazer teatral, potencializa a formação continuada de professores e contribui para a tomada de consciência de desejos, valores, inspirações, e ampliação de sensibilidade, preparando os sujeitos envolvidos para as escolhas no caminho da cidadania e da humanização.

Nas ações do PREAMAR TEATRAL são utilizadas técnicas como contação de histórias, jogos teatrais e improvisação. As oficinas vem sendo realizadas desde janeiro de 2010 nas ilhas do  Combu e Caratateua. Atuando em um eixo paralelo, o Premar Teatral também estende suas atividades ao Espaço Acolher da Santa Casa, que atende vítimas de escalpelamento.  As salas de aula se convertem em laboratórios de vivência. O cenário é a vasta vegetação e o rio ao longe, o roteiro é criado de forma colaborativa pelas crianças e adolescentes, os atores e a platéia se confundem. A produção e a criação de textos teatrais revela as experiências diretas das crianças. “Não trazemos nada pronto. Tudo é construído e repassado com base no que os alunos vão contando e demandando na hora”  O objetivo é potencializar as concepções pedagógicas dos educadores, no que se refere aos usos da linguagem teatral, e fazer com que eles se tornem multiplicadores do Projeto.    O desinteresse e a tendência à dispersão dos alunos são apontados como os maiores desafios a serem superados. As técnicas teatrais vêm justamente para amenizar aspectos problemáticos. À medida que as intervenções aumentam, há um progresso quanto à concentração e à socialização dos alunos. Oficinas para potencializar o aproveitamento dos nutrientes procedentes das cascas, raízes, sementes e polpas. Construção de uma padaria comunitária gerida pelas mulheres das comunidades ribeirinhas. A parceria com o Espaço Acolher iniciou em maio de 2010.  São oferecer práticas pedagógicas teatrais, especialmente oficinas de maquiagem, às vítimas de escalpelamento atendidas pelo Espaço Acolher, da Santa Casa de Misericórdia do Pará. A consciência corporal, a relação com o outro e o seu próprio corpo. Esses são alguns dos tópicos abordados durante as oficinas. Pela sua concepção, o mais importante é ajudar as alunas a se desprenderem de estereótipos, em busca de se afirmarem como cidadãs e sujeitas de sua própria história.


Eixos do projeto:

Eixo 1- O ensino de metodologias teatrais nas escolas ribeirinhas do município de Belém, no sentido de potencializar as concepções pedagógicas dos professores e no que se refere a atividades com a linguagem teatral. Considerar-se-á o docente como professor-artista enfatizando em sua prática pedagógica uma nova consciência do ensino do teatro nas escolas de modo que venha a favorecer o desenvolvimento artístico e intelectual dos proponentes envolvidos nas atividades. Acreditamos que a articulação Escola de Teatro e Dança e escolas públicas das ilhas de Belém do Pará, mediada pelo fazer teatral, potencializa a formação continuada de professores e contribui para a tomada de consciência de desejos, valores, inspirações, a ampliação da sensibilidade, preparando os sujeitos envolvidos para as escolhas no caminho da cidadania e da hominização.

Eixo 2-Preocupados com a democratização do conhecimento do teatro e pautados no compromisso de ampliar o acesso da população ribeirinha infanto-juvenil aos domínios estéticos e artísticos, por meio de uma ação prática educativa teatral, o EIXO 2 deste projeto tem como intenção metodológica o desenvolvimento de oficinas de teatro infanto-juvenil para crianças de 7 a 12 anos e adolescentes de 13 a 14 anos de idade.


Ao longo de um ano de existência, o projeto promoveu a relação da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará com escolas públicas da comunidade das ilhas de Belém através do tripé ensino na graduação, pesquisa e extensão universitária.

Desenvolveu oficinas de teatro voltados para a demanda de professores e alunos da educação infantil e ensino fundamental das ilhas do Combu e Caratateua do Município de Belém;

Promoveu mostras teatrais nas Unidades Pedagógicas do Combú com a inclusão de conteúdos referentes ao meio-ambiente e ao folclore brasileiro.

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